Monday, June 21, 2010

Carvão Mineral

Autor: Eric Romano Maia

O QUE É CARVÃO MINERAL?

A composição do carvão mineral é caracterizado por ser uma mistura de hidrocarbonetos formado pela decomposição de material orgânica. Segundo a ANEEL( 2005), esse combustível fóssil é classificado, em função de sua qualidade, como: turfa, de baixo conteúdo carbonífero, que constitui um dos primeiros estágios do carvão, com teor de carbono na ordem de 45%; linhito, que apresenta teor de carbono que varia de 60% a 75%; carvão betuminoso (hulha), mais utilizado como combustível que contém entre 75% e 85% de carbono; e antracito, o mais puro dos carvões, que apresenta um conteúdo carbonífero superior a 90%.

Embora seja poluente, o carvão mineral deve continuar desempenhando um papel importante como fonte de energia, pois a disponibilidade reservas esta geograficamente espalhada. Isso impede o abastecimento de energia de limitações geopolíticas.

VISÃO GERAL DO CARVÃO NO MUNDO.

A reserva de carvão mineral é a maior do mundo dentre os combustíveis fósseis. Diferente do petróleo e do gás natural, as reservas de carvão apresentam uma distribuição geográfica no mundo, muito mais uniforme. Os Estados Unidos possui 27% das reservas, a Rússia possui 17% e a China possui 13%.

Tabela 1 – Compaeração de reservas, produção e consumo no ano de 1998.

Figura 1 – Reservas mundiais de carvão mineral em 1998 (trilhões de toneladas).

Comercio internacional

O comércio internacional do carvão mineral bastante pequeno, ele é comercializado em dois mercados, o de carvão térmico e o de coque. Os países que dominam o mercado de carvão térmico são a Austrália, África do Sul, Indonésia, China e Colômbia. Essa expansão no comércio internacional levou ao aumento da demanda de carvão para gerar eletricidade, principalmente na Ásia onde os maiores importadores serão a Coréia do Sul, Taiwan, Índia, China e Malásia.

O crescimento da demanda por carvão mundialmente depende essencialmente da taxa de penetração do Gás Natural no mundo, preço relativo do Gás Natural em relação ao carvão e ao petróleo, interconexões entre os países e da disponibilidade de novas reservas de Gás Natural.

Sendo que o preço do gás natural aumentará, o carvão surge como uma alternativa barata, pode reduz a dependência externa em vários países.

USO NO MUNDO

No mundo o carvão é o combustível mais utilizado para a produção de eletricidade. A exportação da Australia apresentou uma queda em devido ao crescimento da exportação da China para os outros países Asiáticos, mas mesmo assim o país deve manter a sua posição como líder na exportação de carvão.

Entre 96 e 2001 a produção da China entrou em declínio. Em 2002 notou-se uma reversão ao movimento, pois houve um aumento na produção de minas locais. Há uma grande chance de aumento na produção de carvão na China para os próximos anos.

A Indonésia teve um forte crescimento e passou a ser um grande exportador de carvão térmico. A indústria da Indonésia é bastante competitiva e o carvão é aceito tanto no mercado exportador quanto pelos consumidores domésticos. A Indonésia compete com outros antigos países lideres exportação, mas tendo vantagem por ter uma localização estratégica.

A África do Sul começa a ter dificuldades com seu suprimento de energia elétrica, onde existem grandes reservas de carvão e a exportação representava aproximadamente 30% da produção do país.

Na Colômbia 90% das reservas totais do país são de o carvão térmico.

A segunda maior reserva de carvão na América do Sul é a da Venezuela. O carvão da Venezuela é barato e de alta produção de energia. A Venezuela pode aumentar as exportações, mas os problemas políticos atrapalham a criação de novos projetos.

Aproximadamente 29% das reservas mundiais estão nos Estados Unidos, onde usado na produção termelétrica. Grande parte das exportações são para mercados como a Brasil, Canadá, Coréia, Egito, Europa e Japão.

A demanda pelo carvão térmico no mundo deve crescer até 2015, sendo que grande parte desse crescimento ocorrerá na Ásia.

Figura 2 – Consumo mundial de carvão mineral em 1998.

NO BRASIL

No Brasil as reservas de carvão mineral somaram trinta e dois bilhões de toneladas em 2004, a produção foi de cinco milhões de toneladas.

Mesmo que a qualidade do carvão nacional seja baixa, a disponibilidade de reservas dela com a criação de tecnologias que poluem menos e o aumento da demanda por energia elétrica no Brasil pode fazer com que não se elimine o crescimento das termelétricas a carvão no país.

COLCLUSÃO

Há de fato um aumento da demanda por energia mundialmente e na necessidade de suprimento como algo importante.

Devido aos obstáculos que as questões ambientais apresentam a necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias e contornos às políticas energéticas no mundo.

A evolução das tecnologias e a viabilização do uso do carvão com menos impactos ambientais depende de estratégias e políticas que devem ser implantadas futuramente.

A visão no mundo de fortalecimento da criação de carvão reforça a necessidade de pesquisas e estudos para o aproveitamento do carvão no Brasil.

REFERÊNCIAS

-MARRECO, Juliana de M.; PEREIRA JR, Amaro; TAVARES, Marina E. Tavares. Perspectivas para a geração termelétrica a carvão – Sociedade Brasileira de Planejamento Energetico.

-CARVALHO, C.H.B., 2005. Oportunidades de negócios no setor elétrico com o uso do carvão mineral nacional. Apresentação. Ministério de Minas e Energia. Brasília.

-CTA, 2006. Carvão, Gaseificação, IGCC. Disponível em http://www.ieav.cta.br/hpenu/yuji/carvao.html. Acesso em 27/03/2006.

-DOE. Energy Information Administration. International Energy Outlook, 2005. http://www.eia.doe.gov/oiaf/ieo/index.html

-EIA. International Energy Outlook. 2005. Disponível em http://www.eia.doe.gov

-IEA. Coal Industry Advisory Board. Investment in Coal Supply and Use. An industry perspective on IEA World Energy Investment Outlook. 2005.

-IEA. Coal information. OECD. 2005

-IEA. Roadmapping coal´s future. Zero Emissions Technologies for fossil fuels. Working party on fossil fuels – Coal industry advisory board. 2005.

-LEHMAN BROTHERS. Global Equity Research. Coal: excellent energy value in the ground. 114 p. February, 2006.

-MME. Balanço Energético Nacional, 2005.

4 comments:

Ivan Freitas said...

As reservas de carvão mineral do Brasil são de alto teor de cinzas e consequentemente de baixo conteúdo energético.
Os equipamentos e tecnologias disponíveis internacionalmente não se adaptam ao carvão nacional, não havendo interesse comercial no desenvolvimento de tecnologias apropriadas, por falta de demanda.

Cilma Azevedo said...

Considero que os aspectos relacionados com o impacto ambiental e social devem ser considerados ao se priorizar a utilização do carvão mineral como fonte de energia.

Nanci Ambiental said...

Mais uma vez verificamos a energia advinda do carvão vegetal e seus pós-contras, pois para sua exploração e inserção na matriz energética, trás mais poluição do que realmente uma solução. Alternativas de energias mais limpas definitivamente deverão ser exploradas, para não precisarmos poluir além da cota que o planeta suporta.

Brasil said...

O carvão mineral é considerado um dos mais poluidores da atmosfera e a fonte de energia que mais contribui para as emissões de CO2. No Brasil, conforme com muita propriedade afirmou nosso caro colega Ivan, não há interesse em comercializar o carvão mineral pelo fato do mesmo conter muitas impurezas e assim possui péssima cotação no mercado mundial.
Sou de opinião de que deveríamos abolir de vez essa elternativa de energia. Devemos apostar em outras formas de energias alternativas mas, acima de tudo, alternativas limpas.