Wednesday, October 29, 2008

A força do vento

Essa história começa com uma idéia: produzir energia com o vento. A firma Enercon surgiu assim em 1984, com seu primeiro cata-vento. Atualmente, é a número 1 incontestável na Alemanha e líder mundial nessa tecnologia.

No início dos anos 80, o fundador e proprietário da Enercon teve a idéia de produzir energia a partir do vento. uma idéia visionária, pois naquela época não havia nem soluções técnicas para isto, nem um mercado para a energia eólica. com o passar dos anos investiu em aperfeiçoamentos tecnológicos. seu triunfo foi logrado com o desenvolvimento da instalação de energia eólica sem engrenagem de transmissão- até hoje, uma característica exclusiva da Enercon. Vantagens: menos desgaste, maior vida útil e menos manutenção.
Em vez dos 55 quilowatts do E-15, primeiro modelo de série pequeno, o E-126- com uma altura de 198 metros- fornece hoje 18 milhões de quilowatts-hora por ano: eletricidade suficiente para mais de 4500 residências. A empresa possui diversos modelos, os quais são adquiridos de acordo com as características climáticas e territoriais.

A Enercon possui mais de 13 mil cata-ventos em todo o mundo, com subsidiárias na Índia, no Brasil, Turquia, Suécia e Portugal. Produz mais de 14 GW mundialmente. ocupa a terceira posição no mercado internacional com uma área de produção com mais de 450 mil metros quadrados.

A força impulsora do desenvolvimento das energias renováveis na Alemanha é a
Lei das Energias Renováveis (EEG), a qual entrou em vigor no ano 2000 e garante um ressarcimento com taxas fixas aos produtores. O objetivo é aumentar a participação das energias renováveis no consumo de eletricidade, dos 14,3% atuais para a meta estabelecida de 25 até 30% no ano de 2020. Em seus princípios básicos, a EEG já foi adotada por 47 países.

Offshore
Já que é limitado o espaço para expansão da energia eólica em terra, são explorados cada vez mais os potenciais no mar. o governo alemão considera realista que os parques eólicos offshore venham a alcançar um rendimento de 20 a 25 mil megawatts até os anos 2025/2030.

Dena
A Agência Alemã de Energia (Dena) é o centro de competência para as energias renováveis. Com uma potência instalada de 22248 megawatts, a Alemanha é o maior mercado mundial da energia eólica (2007), o que corresponde a quase 30% da capacidade eólica mundial.

Componentes e técnica
As modernas instalações de energia eólica são compostas de alicerce, torre, casa de máquinas e rotor eólico. um cubo transmite a energia do rotor- diretamente ou através de engrenagem- para o gerador. a gôndola e o rotor são posicionados eletricamente na direção do vento. a velocidade do vento aumenta e as turbulências diminuem com a altura. Assim, é maior o desempenho energético das torres mais altas.

Conclusão
Seja energia eólica no Egito, hidrelética na Indonénia, biomassa no Nepal, geotermia no Quênia ou fotovoltaica na China: a Alemanha apoia em muitos países o abastecimento energético sustentável. A necessidade de energia dos países em desenvolvimento deverá duplicar nos próximos 20 anos. Se for suprida com combustíveis fósseis, isso acarreterá numa enorme poluição ambiental.

Referência:
- Periódico alemão Deutschland n. 4/2008.

2 comments:

karina said...

A energia eólica brasileira teve um grande impulso com o programa do Governo Federal, o Proinfa, que possibilitará a instalação de novas usinas em diversas localidades brasileiras, principalmente no litoral nordestino e no litoral sul do Brasil. Desde 2000 foram instaladas as usinas de Mucuripe (Fortaleza-CE), Prainha (CE), e as maiores são o Parque Eólico de Osório (RS), que produz 150 MW e a de Rio do Fogo (Rio do Fogo-RN).

Lorena Cristine said...

Uma curiosidade se instala em quem inicia a jornada na compreensão mais aprofundada sobre a energia eólica: Quais são os locais das usinas eólicas brasileiras? Daí a pequisa sobre o assunto e a descoberta de um artigo de Julia Layton contendo o seguinte quadro:
Usinas Eólicas em Operação
Usina Potência (kW) Município
Eólica de Prainha10.000 Aquiraz - CE
Eólica de Taíba 5.000 São Gonçalo do Amarante - CE

Eólica-Elétrica Experimental do Morro do Camelinho1.000 Gouveia - MG
Eólio - Elétrica de Palmas 2.500 Palmas - PR
Eólica de Fernando de Noronha 225 Fernando de Noronha - PE
Mucuripe 2.400 Fortaleza - CE
RN 15 - Rio do Fogo49.300 Rio do Fogo - RN
Eólica de Bom Jardim 600 Bom Jardim da Serra - SC
Eólica Olinda 225 Olinda - PE
Parque Eólico do Horizonte 4.800 Água Doce - SC

Macau 1.800 Macau - RN

Eólica Água Doce 9.000 Água Doce - SC
Parque Eólico de Osório 50.000 Osório - RS
Parque Eólico Sangradouro 50.000 Osório - RS
Parque Eólico dos Índios 50.000 Osório - RS
Total: 15 Usina(s) Potência Total: 236.850 kW

Verica-se que o crescimento deste tipo de energia se dá, principalmente, pelo incentivo que o governo federal tem dado, mediante programas de financiamento como o Proinfa – Programa de incentivo a fontes alternativas de energia elétrica, administrado pelo BNDES.