Sunday, March 28, 2010

Observatório do clima: A hora do planeta todos os dias!!!

Destaques recentes
http://www.oc.org.br/img/bt_seta_laranja.gifHora do Planeta
http://www.oc.org.br/img/bt_seta_laranja.gifA História do Cap & Trade
http://www.oc.org.br/img/bt_seta_laranja.gifOs Sinais da Natureza
http://www.oc.org.br/img/bt_seta_laranja.gifVisões Globais do Clima
http://www.oc.org.br/img/bt_seta_laranja.gifVozes do Clima
http://www.oc.org.br/img/bt_seta_laranja.gifA História das Coisas

Animação em novo vídeo da Hora do Planeta

A mais nova peça publicitária da Hora do Planeta é feita em animação e traz o principal mote da campanha organizada pela WWF em todo o mundo: fique no escuro para mostrar sua preocupação com o clima no planeta. Para participar, basta apagar as luzes de onde você estiver, durante 60 minutos, no dia 27 de março, das 20h30 às 21h30. Participe e divulgue essa ideia!


Dê um tempo

O Greenpeace convoca as pessoas para pedirem a Nestlé que pare de destruir as florestas da Indonésia para produzir chocolate. A empresa compra óleo de dendê para seus chocolates da empresa Sinar Mas, que destrói a floresta da Indonésia para plantar dendezeiros e eucalipto para produzir papel. A sobrevivência de comunidades locais e dos orangotangos, nativos da floresta, está ameaçada. Participe

Apaga a luz! É Hora do Planeta

Veja o vídeo da campanha organizada pela WWF em todo o mundo, que propõe um apagão durante 60 minutos no dia 27 de março em sinal da luta contra o aquecimento global. A expectativa é que 1 bilhão de pessoas se mobilizem das 20h30 às 21h30. Participe e divulgue essa ideia!


Resumo COP15

Um resumo do que aconteceu na 15ª Conferência Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas sob a ótica do Vitae Civilis.


A história de Cap & Trade

O mercado de carbono é o tema do filme de Annie Leonard, a mesma de A História das Coisas. Além de lançar um olhar para assuntos em pauta em Copenhague e em Capitol Hill, o filme discute a atuação dos negociantes de energia e financistas de Wall Street.


Projeto MelhorAr

Para ser sustentável não basta apenas reduzir as emissões de CO2 de nossos deslocamentos. É preciso reduzir o número de deslocamentos. Só assim será possível reduzir o impacto dos transportes sobre o clima e aumentar a ecoeficiência de sua empresa.


Os Sinais da Natureza

Este vídeo é fruto de duas oficinas realizadas pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) nas cidades de Belém (Para) e Recife (Pernambuco), nos meses de junho e julho de 2009. Ali foram debatidas as causas e as possíveis conseqüências do processo de mudanças climáticas por que passa o planeta.


Google Earth Climate Tour

O Google Earth, aplicativo que mapeia a Terra com imagens de satélites, lança uma nova ferramenta, que faz simulações em 3D dos impactos das mudanças climáticas sobre o planeta até 2100. (Em Inglês)


Visão Global do Clima

Assista aos vídeos que foram veiculados em 26/9, durante a consulta pública mundial para que os cidadãos participantes do projeto Visões Globais do Clima tenham um conhecimento básico comum sobre as mudanças climáticas.

Temas: Mudanças Climáticas e suas consequências; objetivos e urgências; gases do efeito estufa; economia da tecnologia e adaptação.



Vozes do Clima

É uma série de programas sobre como asmudançasclimáticas já estão em andamento no Brasil e sobre as maneiras como os brasileiros podem e já estão enfrentando suas consequências. Os seis episódios foram ao ar no Fantástico, abordando os temas Cidades, Agricultura, Semiárido, Energia, Amazônia e Desenvolvimento Socioeconômico. Todos ficam disponíveis no blog Vozes do Clima. Clique no logo ao lado para acessar o Blog do Vozes e confira abaixo todos os episódios e o vídeo extra sobre como o modelo urbanístico de uma cidade, em especial o de São Paulo, altera o clima local e não está preparado para lidar com as mudanças climáticas globais

Último Episódio: As lições do quadro Vozes do Clima

A questão das mudanças climáticas é ambiental, mas também é social e econômica. Na esfera governamental, o casamento entre discurso e prática ainda precisa acontecer.

Quinto Episódio: Ciência é a arma contra a devastação.

A maior floresta do mundo tem sua imagem ligada ao desmatamentos e a queimadas. Mas a ciência tem algo a dizer.

Episódio Extra: Impactos das mudanças climaticas

O professor Roberto Schaeffer, da COOPE/UFRJ, explica quais as projeções de impactos das mudanças climáticas.

Quarto Episódio: Mudanças climaticas

Marcos Palmeiras apresenta análise da relação entre as mudanças climáticas e a segurança energética do país.

Terceiro Episódio: O nordeste Brasileiro pode virar deserto

Veja por que uma enorme região no Brasil pode virar um deserto. A Agrovila é um projeto que mostra soluções para o problema da seca.

Segundo Episódio: Aquecimento global ameaça produção de alimentos no Brasil

Na reportagem da série Vozes do Clima, veja porque a produção de alimentos no páis está ameçada pelo aquecimento global.

Primeiro Episódio : Os efeitos do aquecimento global no Brasil

O ator Marcos Palmeira apresenta uma série de reportagens sobre o aquecimento global no Brasil. Na primeira, vemos as causas dos problemas climáticos do país, como a poluição em grandes cidades

Por dentro do clima numa grande cidade

Nossos entrevistados no primeiro episódio da série Vozes do Clima nos ajudam a entender por que o modelo urbanístico de uma cidade, em especial o de São Paulo, altera o clima local



Testemunhas do Clima
- WWF

O WWF-Brasil foi até a comunidade Igarapé do Costa, no Pará, Amazônia, preparou um documentário sobre como a população de lá está sendo atingida com o aumento da velocidade dos ventos que destelham casas e do regime de cheia de rio Amazonas.



Vídeo sobre mudanças climáticas - Fundação O Boticário
De modo didático, o vídeo usa a linguagem da animação para explicar conceitos básicos sobre causas e efeitos das mudanças climáticas e mostra a importância de uma nova atitude na sociedade para evitar que esse problema se torne ainda mais grave. (6 min)


A História das Coisas - InfoNature.org
Qual a responsabilidade da atual sociedade de consumo em alimentar as mudanças climáticas e a degradação ambiental que o impulso de adquirir bens materiais provoca? Annie Leonard, especialista em sustentabilidade ambiental e temas de saúde produziu o vídeo "A História das Coisas" (The Story of Stuff) para discutir a questão. Clique aqui para ver a versão com legendas em português (20 min).

No comments: