Sunday, March 7, 2010

Semana 1 - Energia e Plano de ensino

Sejam Bem-Vindos ao blog do curso de Energia

Toda semana iremos nos encontrar neste blog para discutir sobre temas atuais e a trajetória do planejamento e gestão da energia no Brasil e no Mundo.
Bom trabalho para todos:
Cada semana iremos discutir um determiando assunto:

1. Introdução e apresentação programática do curso

2. Energia e Sociedade – um breve histórico

3. Métodos de análise de energia

4. Energia e Desenvolvimento

5. Introdução sobre o Balanço Energético e Matriz Energética no Brasil

6. Planejamento de energia

7. Eletricidade

8. Hidráulica

10. Nuclear

11. Biomassa

12. Solar e eólica

13. Petróleo

14. Gás natural e carvão

15. Biocombusíveis

16. Gestão de recursos energéticos

4 comments:

José Carlos said...

Os alunos esperam que a disciplina seja tão interessante quanto o tema. A expectativa não deixa de ser elevada. É esperado que, através das aulas e dos esforços de todos, haja um compartilhamento de conhecimentos e um aprendizado eficiente. Bom trabalho para todos.

Brasil said...

A disciplina Energia é de suma importância para nós alunos do mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental tendo em vista principalmente o foco no desenvolvimento sustentavel tanto no mundo atual como em gerações futuras.
O trabalho em blog é uma forma atualizada de aprender e trocar conhecimentos.

Rogério de Souza Leitão said...

O tema energia é fascinante, pois não conseguimos imaginar a ausência, ela está em nós e ao nosso redor, estou certo de que a troca de energias nesta discplina irá gerar conhecimento necessário para atingirmos nossos objetivos, sejam eles acadêmicos, profissionais e até mesmo pessoais.

Luciano Fonseca said...

Energia é a força que move a humanidade,todos somos dependente dela. Pena que o Governo brasileiro fica discutindo como se vai gastar os recursos oriundos do Pré-Sal, ao invez de discutir um plano energético alternativo para o país, através da utilização de matrizes de baixo carbono. Espero ao final do Curso poder contribuir para caminhar em direção a esta meta!