Monday, May 10, 2010

Governo e ambientalistas divergem sobre instalação de usinas nucleares no Nordeste

A audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados para discutir a instalação de usinas nucleares no Nordeste brasileiro deixou os ânimos dos representantes do governo e dos ambientalistas exaltados.

O governo federal pretende instalar seis novas usinas nucleares na região. Os locais ainda não foram definidos, mas, segundo a Eletronuclear, empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia, os estados com potencial são Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. O anúncio dos locais deve ocorrer até 2011.

O presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro, disse que a demanda por energia no Brasil tende a aumentar e que as novas usinas, apesar do alto investimento, tem custo energético baixo. “Para suprir a demanda nacional teríamos que disponibilizar 3 a 4 mil megawatts ao ano, isto significa uma nova Itaipu a cada 3-4 anos. Temos que contar com todas as fontes energéticas: a eólica, a biomassa e, é claro, a nuclear”.

O professor do Departamento de Engenharia Elétrica e presidente da comissão de Meio Ambiente da Universidade Federal de Pernambuco, Heitor Scalambrini, criticou a ausência da participação da sociedade na definição da construção de novas usinas nucleares no país e lembrou que o Programa Nuclear no Brasil surgiu durante a ditadura militar.

“A energia nuclear, pelo poder devastador, deveria ser debatida amplamente. Não há benefícios econômicos, ambientais ou em termos de segurança”, disse.

O assessor do Movimento Paulo Jackson da Bahia, Sérgio Dialetachi, lembrou as 6,5 mil pessoas contaminadas pelo Césio 137 em Goiânia, em 1987 e disse que não se pode esquecer que o Césio é produto da usina nuclear.

“Quando acidentes acontecem qual é a infraestrutura que temos? Queremos que o Brasil faça a sua diversificação energética, mas que a nuclear esteja fora”, salientou

O coordenador da Campanha Nuclear do Greenpeace Brasil, André Amaral, disse que a instalação de usinas nucleares é resquício do regime militar e que o Brasil não precisa desta tecnologia.

“Não precisamos de energia nuclear, o país tem potencial imenso de energia eólica e solar. Estaremos na contra-mão da crise climática. O uso da energia nuclear está decaindo no mundo inteiro em relação às renováveis”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil

2 comments:

Brasil said...

O Brasil deveria estar preocupado em adotar outros tipos geração de energias alternativas. As usinas nucleares,além de muito caras em suas implantações, são projetos que ficam desatualizados em torno de 30 anos, são perigosos quanto aos resíduos radioativos, são passíveis de acidentes de grandes proporções catastróficas e podem ser alvos preferidos em caso de conflito entre países (guerra).

Marcelo Wolter said...

O uso de energia nuclear é uma solução interessante para a futura demanda energética brasileira. É importante frizar que a implantação de novas usinas nucleares vem acompanha de inúmeros estudos e altos investimentos tecnológicos para que acidentes como o citado caso do Césio 137 não ocorra. Outro ponto que merece destaque é o fato de que países europeus que possuem a maior parte de energia gerada provinda de usinas nucleares não apresentam registros significativos de acidentes. É claro que o perigo sempre existe, porém existe tecnologia e infra-estrutura suficiente para minimizar e até mesmo impedir que ocorram.