Friday, May 21, 2010

Instituições preparam acordo de cooperação em bioenergia

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto Cubano de Pesquisa dos Derivados da Cana-de-açúcar (ICIDCA) preparam um acordo de cooperação técnica que abrange pesquisas voltadas à produção de energias renováveis, informou a Agência Fapesp.

O anúncio foi feito na segunda-feira passada, 10 de maio, pela pró-reitora de Pesquisa da universidade, Maria José Soares Mendes Giannini. Segundo ela, o acordo pretende reunir especialistas das duas instituições e estará voltado especialmente a trabalhos com resíduos visando uma produção sustentável.

A cooperação deverá abranger cinco eixos:

  • Biomassa para bioenergia;
  • Produção de bioenergia;
  • Aplicação de biocombustíveis em motores;
  • Biorrefinaria, alcoolquímica e oleoquímica;
  • Impactos ambientais, sócio-econômicos e sustentabilidade.

"Os eixos correspondem às divisões do Centro de Pesquisa de Bioenergia da Unesp, o que nos permite ter a troca de saberes em toda a cadeia produtiva", explicou à Agência Fapesp Nelson Ramos Stradiotto, do Instituto de Química (campus de Araraquara), também coordenador do centro que reúne pesquisadores de oito unidades da universidade.

O ICIDCA é vinculado ao Ministério do Açúcar de Cuba e ao pólo científico do Oeste de Havana, que reúne 53 instituições. A instituição também promove cursos de capacitação para a indústria sucroalcooleira de outros países, como México e Venezuela.

*Via EcoDesenvolvimento

2 comments:

Brasil said...

A troca de informações entre as nações no que diz respeito à bioenergia só traz benefícios para a sociedade tendo em vista o desenvolvimento de energias mais limpas e renováveis.

Marcelo Wolter said...

Esse intercâmbio de informação é muito válido para trocar experiências na área de bioenergia. Isso pode favorecer os estudos e o desenvolvimento das energias limpas.