Sunday, May 30, 2010

Velho ouro negro e nossa moderna dependência – Brasil

Grupo 1 : Andréa Bartonelli
Revisores: Brasil, Cilma, Paulo e Nancy


O QUE É PETRÓLEO?

O petróleo é um hidrocarboneto que surgiu a partir da decomposição de matéria orgânica, animais e enxofre que foi se sedimentando a milhares de anos no fundo dos oceanos, mares e lagos e, pressionados pelos movimentos da crosta terrestre deu origem nessa matéria oleosa denominada petróleo.
Somente a partir do século XIX, começou a extração do petróleo e seu uso em larga escala, tornando o principal produto da matriz energética mundial.
O petróleo é classificado de acordo com sua formação geológica, assim caracterizada:
-Base – conforme a predominância dos tipos hidrocarbonetos:
-base parafínica – são os hidrocarbonetos saturados, como o metano, propano e butano;
-base naftênica – são os hidrocarbonetos cíclicos saturados, como o resíduo asfáltico;
-base aromática – são os hidrocarbonetos cíclicos não saturados, como o benzeno e tolueno, utilizados nas petroquímicas.

-Densidade – utiliza-se a classificação da API (American Petroleum Institute), para aferir o grau de densidade dos óleos. Esses óleos são classificados em leves (maior de 30º API, em torno de 0,72 g/cm³), médios (em 21º a 30° API) e pesados (abaixo de 21º API, cerca de 0,92 g/cm³).
Os óleos leves são usados na produção de gasolina e GLP (gás liquefeito) e tem o maior valor econômico.

-Teor de Enxofre – os óleos são caracterizados como doces (sweet), quando o teor de enxofre é menor que 0,5% ou ácidos, com teor de enxofre maior que 0,5%.


RESERVAS E RECURSOS


As principais reservas mundiais de petróleo estão no Oriente Médio (64%), União Soviética e Europa, America Central e do Sul.
A reserva de petróleo brasileira é da ordem de 1100 milhões de toneladas, e a produção anual em torno de 74,4 milhões de toneladas. A exploração é feita pela Petrobras, empresa estatal brasileira, criada em 1953, com produção de 1,2 milhões de barris/dia, sendo a maior parte produzida pela principal reserva marítima brasileira, a Bacia de Campos, RJ.
O Brasil, com o passar do tempo, tornou-se uma das únicas nações a dominar a tecnologia de exploração petrolífera em águas profundas e ultras profundas.
Estabeleceu a partir de 2003, com a descoberta de outras bacias, uma nova alavancada na exploração e produção petrolífera, suprindo mais de 90% da demanda dessa fonte energética no país, conquistando a auto-suficiência e permitindo o desenvolvimento econômico e social.
A Petrobras e seu continuo estudo e prospecção em águas profundas , começou a delinear um novo campo de exploração petrolífera na chamada camada pré-sal (são reservas de petróleo encontradas a sete mil metros de profundidade, com poço em excelente estado de conservação). Ainda em estudo,e, atentos a concretização das estimativas, esse novo campo será capaz de duplificar o volume de produção de óleo e gás combustível, direcionando o país a mudar completamente sua economia.
Nessa linha, as novas descobertas do Pré-Sal ganham uma surpreendente dimensão estratégica para o Brasil, pois suas gigantescas reservas de petróleo leve serão exploradas e refinadas internamente, conduzindo o País a um grande crescimento da produção a nível global.
















A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL

A indústria do petróleo e gás natural é dividida em três grandes áreas, conforme sua cadeia energética:
-Upstream : pesquisa ou prospecção, perfuração/recuperação e desenvolvimento/produção;
-Middlestream : transporte – de upstream até o refino (unidade de processamento), importações/exportações, refino, transporte – de refino (unidade de processamento) até o downstream;
-Downstream : terminais/bases, transporte/distribuição e indústria petroquímica.











O USO DOS DERIVADOS DE PETRÓLEO NA GERAÇÃO DE ENERGIA

“Os combustíveis fósseis respondem por 81% da matriz energética global, mas o mundo já sabe que, no futuro, vai depender de fontes alternativas.”

A eletricidade gerada a partir dos derivados de petróleo (combustíveis fósseis), ocorre por meio da queima em caldeiras, turbinas e motores.
No Brasil, os mais usados são os geradores a diesel em usinas termelétricas, que suprem a energia elétrica nas comunidades da região norte isoladas do sistema elétrico nacional.
O uso de usinas termelétricas é pouco expressivo, uma vez que a base de nossa matriz energética é hidráulica, sendo utilizada principalmente para suprir as necessidades de energia nos momentos de aumento na demanda.
Em setembro de 2003 havia no Brasil, 412 usinas termelétricas em operação, o que significava uma geração de 4 193,72 MW.
Com relação aos impactos sócio-ambientais gerados pelas termelétricas, a emissão de poluentes na atmosfera, principalmente os gases de efeito estufa, como CO², CH4, N²0,
SO² e de materiais particulados, são os principais vilões para o aumento da temperatura média no planeta e alteração da sua biodiversidade.

– Usinas termelétricas a óleo combustível em operação no Brasil em janeiro de 2002
Fonte: ANEEL, 2002.









Referencias: - Análise Matriz Energética - 2030 – Petróleo,
- Atlas –Petróleo,
- Coleção Ambiental
Energia, Recursos Naturais e a Pratica do Desenvolvimento Sustentável
Lineu B dos Reis, Eliane A Amaral Fadigas, Claudio Elias Carvalho


Obs.: Infelizmente não consegui postar as imagens e gráficos.

9 comments:

Brasil said...

Atualmente o Brasil conta com uma produção garantida de mais de dois milhões de barris de petróleo por dia. Com isso, o Brasil ocupa um lugar de destaque no cenário mundial entre os países produtores de petróleo no mundo. Até isso ocorrer foi preciso que houvesse a criação de políticas que organizaram e priorizaram o petróleo para o desenvolvimento do país.
Mesmo sendo auto-suficiente na produção de petróleo, o Brasil ainda importa petróleo, principalmente certos tipos de óleos especiais necessários para nossa indústria. O fato porém de estarmos partindo para outras descobertas, como a exploração de petróleo em águas profundas (abaixo da camada pré-sal) e detendo essa tecnologia, é motivo de orgulho para nosso país.
Importante salientar que as reservas petrolíferas um dia podem acabar e devemos investir cada vez mais em outra fontes de energia alternativas que não venham poluir o meio ambiente.
Sabemos que o consumo dos derivados de petróleo e gás natural muito contribuem para causar impactos ambientais. Assim sendo, temos que alternar nas formas de obtenção de energia, adotando as políticas de investimento em energias alternativas e que causam menos impactos ao meio ambiente de que dependemos para viver.

WJr. said...
This comment has been removed by the author.
WJr. said...

Acho que está muito claro, "os efeitos colaterais", decorrentes da utilização do petróleo como fonte energética. Principalmente, quando é considerada a principal fonte mundial. Se colocássemos em uma balança de sustentabilidade (mais pesado= mais insustentável), o petróleo e outras fontes altenativas de energia, as fontes alternativas não iriam ter um peso expressivo.
Contudo, os esforços científicos, e principalmente, os esforços financeiros e políticos, deveriam ser direcionados para as fontes com o menor peso na balança da sustentabilidade. Porém, os princípios do neoliberalismo não permite, ou dificulta, tais mudanças de paradigma.

Marcelo Wolter said...

É notória a ampla utilização do petróleo como fonte de energia. O texto afirma que 81% da matriz energética global provém do uso de combustíveis fósseis. Esse valor é muito elevado, principalmente se considerarmos o tempo necessário para que a natureza nos forneça mais petróleo (algo em torno de alguns milhares de anos). Outro ponto que é importante destacar, é que o Oriente Médio produz 64% do petróleo consumido no mundo. Com essa dependência do petróleo produzido em uma região tão instável e com tantos problemas políticos, militares e religiosos é possível que, de uma hora para outra, fiquemos sem uma grande parcela dessa fonte de energia.

José Carlos said...

O petróleo é uma das questões mais difíceis de debater. O lado econômico e de desenvolvimento a curto prazo pesam na hora de defender uma dependência menor deste recurso. Como o texto retrata, o pré-sal poderá duplicar nossa produção de petróleo e mudará radicalmente a nossa economia. O nosso desenvolvimento será maior e as relações internacionais serão mais intensas. E que espaço haverá para as energias renováveis na mesa dos decisores? Acredito que todos saibam a resposta. Não estou dizendo que devemos deixar o petróleo de lado radicalmente, já que abalaria nossa economia, só acredito que os investimentos em energias renováveis não devem parar ou diminuir. Como todos relataram em seus comentários, o petróleo se esgotará e o que acontecerá quando este dia chegar? Teremos já avançado nas energias renováveis ou teremos que começar do zero?

Debora said...

Como se pode observar no texto das colegas e na apresentação em sala de aula, o petróleo tem sido um dos principais combustíveis utilizados nos últimos séculos. E no século XIX, foi o responsável pelo desenvolvimento industrial, e é ainda, muito utilizado na indústria em geral.
E como iremos resolver esta dependência excessiva desta fonte de energia se o petróleo é uma fonte de energia não renovável, que um dia irá acabar?
Um grande problema poderá surgir no futuro se não se encontrar outras fontes de energia ou o descobrimento de novas bacias de petróleo, pois este combustível é hoje responsável por grande parte da energia que supre os meios de transporte e indústrias, e é o componente básico da indústria petroquímica, na qual são usadas em vários ramos das atividades industriais.

Nanci Ambiental said...

Verificamos que a dependencia pela fonte energética do petróleo é muito forte, pos mais que tenhamos outras formas, ainda precisaremos invertir muito em tecnologia e pesquisas neste âmbito. Os textos apresentados puderão demosntrar os cenários estabelecidos pelos economistas e empresas especializadas em formular os mesmos. A economia do mundo é voltada em preços dos barris de petróleo e com a descoberta de que a Venezuela poderá ser uma das grandes reservas de petróleo, irá com certeza mudar toda esta estratégia e os mercados que se demonstravam promissores. Alguns blocos econômicos se quebrarão e outros nascerão tudo em prol de valoração no mercado mundial e estabelecimento de "verdadeiras marionetes do mercado petrolífero"!

Alano Nogueira said...

O consumo tão necessário do petróleo justificaria passar por cima de qualquer coisa? É ouro negro não só na cor, mas também nas conseqüências. O uso de derivados do petróleo em nossa sociedade nos torna dependente desde os mis simples processos de produção até os mais complexos . Difícil pensar a vida moderna sem petróleo e a passos lentos avançam descobertas para substituí-lo. Enquanto isso os fins vão justificando os meios.

Ivan Freitas said...

Todas as etapas do ciclo de produção e consumo de petróleo apresentam impactos significativos sobre o meio ambiente, desde a exploração, passando pelo refino, até o consumo final do combustível derivado.
O processo de regulação ambiental do setor sofre pressão das empresas envolvidas e do governo federal.