Tuesday, May 4, 2010

Energia solar vai responder por 11% da eletricidade em 2050

A tecnologia solar vai gerar 3 mil gigawatts de energia em 2050, contra 900 megawatts em 2030, disse o presidente da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta segunda-feira (3).

“Isso significa que cerca de 11% da eletricidade no mundo será gerada por energia solar em 2050″, afirmou Paolo Frankl em uma conferência, apresentando um roteiro da agência para a energia solar. O roteiro completo será divulgado em 11 de maio.

Em um relatório anterior, a IEA havia estimado 1.600 gigawatts de eletricidade sendo gerada a partir de tecnologia solar até 2050.

A previsão de 3.000 gigawatts de capacidade até 2050 vai produzir 4.500 terawatt-hora de eletricidade por ano.

Fonte: Folha Online

3 comments:

Brasil said...

Muito promissor o fato de usarmos mais e muito mais energia alternativas que não emitem CO2 para nossa atmosfera. A energia solar é uma realidade e temos muito potencial no Brasil para empregarmos este tipo de energia.

Cilma Azevedo said...

Tomará que os nossos governantes valorizem esta fonte de energia e estes números sejam superados em 2050.

Marcelo Wolter said...

Esse dado realmente é muito esperançoso. Por mais que ainda existam resistências ao uso de energias renováveis e limpas, seja por motivos econômicos ou políticos, nós podemos observar que o uso desse tipo de energia tem sido cada vez mais estudado e aprimora. O ideal seria que a base da matriz energética mundial fosse de energia limpa. Dessa forma, diminuiríamos a dependência dos combustíveis fósseis e partiríamos para uma revolução energética ambientalmente correta.